sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lavando a roupa a suja

Vocês chegaram de viagem, aproveitaram esse período de descanso, conheceram lugares incríveis, fizeram programas mega românticos... Que sonho! Mas eis que a realidade os cobra e tudo isso acabou! Hora de voltar para casa e começar a vida de casados!

Uma das primeiras coisas que farão, acredite, é desarrumar as malas e colocar toda a roupa suja para lavar. Mas... Não é só colocar naquela máquina maravilhosa, que foi o presente mais útil que ganhei? Pasme, mas não!



A roupa deve ser selecionada, separada para que não se estrague, manche ou desbote.

1) Compre um sabão bom! Comprar sabão muito baratinho pode prejudicar a sua roupa. Meu conselho é que ele seja líquido também, pois o em pó, possui floquinhos que, se estiver mal dissolvido, pode manchar o tecido. Marcas que provei e aprovei são: OMO, ARIEL e YPÊ.

2) O amaciante também é super importante! Esse se escolhe pela maciez que deixa nas roupas e pelo cheiro. Evite os de cheiros muito exóticos, pois quando as roupas secam pode ser que esse cheirinho gostoso mude muito! Eu gosto do tradicional e do carinho de bebê! Marcas: CONFORT, BABY SFT e YPÊ.

3) Bom, agora é hora de lavar! Separe em uma pilha as roupas brancas (exceto meias), em outra as roupas escuras (verde, azul, preto, cinza, marrom) e numa outra as coloridas (vermelho, laranja, amarelo). Cada pilha será um ciclo de lavagem da máquina. Meu conselho: Comece pelas brancas, depois as coloridas e por último as escuras.

4) As meias, são um caso a parte! Se elas estiverem encardidas ou muito sujas, você terá de lavá-las à mão, no tanque e com um sabão neutro (como o sabão de coco, por exemplo), esfregando-as muito bem. Feito isso, faça coloque o sabão em um balde (meia tampinha, dos líquidos ou uma medida, do em pó), dissolva muito bem com bastante água e, se elas forem brancas, você até pode colocar um pouquinho de Cândida. Mergulhe bem as meias, de modo que todas fiquem igaulmente imersas. Deixe por umas 3 horas. Depois disso enxague bem e estenda, de preferência ao sol.



5) Sabia que tem segredo para estender as roupas? Sim, para camisas por exemplo, coloque-as, úmidas mesmo, em cabides, pois amassam menos; roupas de lã e linho devem ser penduradas pela metade, suavemente (sem esticar demais) e sem pregadores; calças devem ser presas pela costura da cintura, pois a marca fica invisível; camisetas e outros tecidos de algodão podem ser presas pelas pontas inferiores, para que não deforma a peça!



6) Quando for lavar panos de prato, use um ciclo da máquina só para eles, pode usar Cândida (se todos forem brancos), mas não se esqueça de esfregar os encardidos com o sabão em pedra, antes de colocá-los na máquina. Os panos de chão, devem ser expostos à água corrente antes de entrarem na máquina, para tirar o excesso de resíduos (produtos e sujeira), mas não há necessidade de usar amaciante e pode utilizar Cândida.

DICA: Independente da cor do tecido ou tipo, você pode utilizar produtos de pré-lavagem a seco, que auxiliam na retirada de manchas. Você deve colocar uma quantidade que seja suficiente para cobrir a manhca e deixar agir por 1/2 hora, mais menos. Cuidado que se a mancha estiver lá por muito tempo, pode ser que não consiga retirá-la. Produtos confiáveis: VANISH, RESOLV e o da BONBRIL (não lembro o nome).

Você sabe passar roupa? Fique atenta às próximas dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário